quinta-feira, 17 de outubro de 2013

NOME NOVO NA CULTURA




O prefeito de Rio Preto, Valdomiro Lopes, vai reformar seu secretariado no começo do ano. Fonte próxima ao gabinete garante que muita coisa vai mudar, a começar da óbvia troca na Secretaria de Cultura. Deve sair Alexandre Costa para a entrada do ex-deputado e ex-vereador Marcelo Gonçalves, que vem sendo tratado como “um nome técnico para a Cultura”.

Para quem não se lembra, Marcelo presidiu nos anos de 1980, na primeira administração de Manoel Antunes, a Comissão Municipal do Carnaval. Isso é o mais próximo que Marcelo já chegou do mundo cultural local. No governo de Mário Covas, ele foi secretário estadual de Esporte e Turismo.

A indicação de Marcelo Gonçalves para a Cultura deve ser feita por Luiz Carlos Motta, o novo cacique petebista da região, nomeado recentemente por Campos Machado. O atual secretário, Alexandre Costa, vem sofrendo um lento processo de fritura.

O setor cultural não vê essa nomeação com bons olhos, mas pra quem já teve Ruy Sampaio e Waldner Lui, ambos tão jornalistas quanto Marcelo, a situação não deve mudar muito. Afinal, quem indicar para essa Pasta sem dinheiro e sem projetos, cuja única despesa grande do ano foi contratar banheiros químicos!

Alexandre Costa esteve mais para sparring do que para secretário.

O problema de tudo isso é que a pasta da Cultura não interessa para prefeito algum. A Cultura parece ser, aos olhos dos administradores, um câncer, um cancro, uma doença incurável que eles não conseguem extirpar da administração.

Costa até tentou fazer um bom trabalho, mas o sistema local não deixa. O sistema é viciado, está sempre cheio de mesmice.

Os agentes culturais da cidade reivindicam há anos a criação de um Conselho Municipal de Cultura com prerrogativas deliberativas. Os prefeitos fogem de conselhos deliberativos como o diabo foge da cruz. Como prefeito nenhum quer investir em Cultura, ter um conselho deliberativo é jogar nas mãos dos agentes culturais a batata quente que hoje está nas mãos do administrador.



Esperamos que, Marcelo Gonçalves, por ser uma velha raposa da política (no bem sentido) consiga exigir do prefeito Valdomiro Lopes um tratamento melhor para a Cultura, de maneira a evitar que sue filme política seja queimado de vez.

Um comentário:

  1. Quando quero saber das coisas de SJRio Preto, me informo com o blog do Lelé Arantes, muito importante para os registros das histórias e fatos de nossa terra.

    ResponderExcluir